Orientações para defesas

Dicas rápidas!

  • Contato. Tenha mais de uma forma de contato, de preferência mais imediato, de todos os participantes como email e telefone.
  • Fones de ouvido. Pode ser apenas fone ou mesmo headset (fone e microfone) do celular.
  • Ambiente. Procure um local calmo, de preferência silencioso e com iluminação frontal para o seu rosto.
  • Internet. Dê preferência para internets cabeadas, são mais estáveis e normalmente mais rápidas.

Providências

1) Avise

Ao agendar sua defesa virtual, entre em contato com o setor audiovisual para os informar da data e hora, desta forma, um técnico estará se programará para acompanhar durante o processo.

O contato pode ser feito por:
– Email: sgerais@face.ufmg.br (A/C Paulo ou Rubens)

2) Obtenha os contatos

Agendada a defesa, obtenha o contato de todos os participantes, de preferência email, número de telefone e endereço de skype. Manter a comunicação é muito importante.

3) Defina a plataforma

A escolha da plataforma a ser utilizada na videoconferência deve ser baseada na familiaridade de cada um com cada opção e também nas limitações de tempo e número de participantes que variam de caso a caso. É importante que o apresentador sinta-se confortável na plataforma, conhecendo bem seus recursos. Temos algumas opções descritas nesse hotsite, porém a escolha é livre.

4) Teste sua apresentação

Ao finalizar os arquivos que utilizará como suporte para sua apresentação, realize uma videoconferência teste, subindo o arquivo final e visualizando se todos os recursos que deseja funcionam corretamente e estão bem configurados. O formato mais seguro para manter sua apresentação é o PDF.

5) Separe um fone

O uso de fones de ouvido é altamente recomendado para evitar retornos no áudio durante a fala.